Bem vindos

Neste espaço compartilho a Alegria de Ser Mãe de uma Menina Especial.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Olá futuros Colegas, Pais, Professores, Auxiliares, Todos e Todos ….....
Eu sou a Yo tenho 9 anos e vou frequentar o 5º Ano ....
Vou falar um pouco de mim pois posso parecer um pouco diferente aos olhos de todos os que me rodeiam pelas minhas feições e porque tenho os olhos rasgados.
Desde sempre a minha mãe me explicou o que é que eu tenho, mas eu sinto-me tal e qual uma de vós e aqui entre nós acho que o meu olhar é assim por que estou sempre a Sorrir.
Assim que nasci, os meus pais ficaram logo a saber que eu tinha Síndrome Down (Down nome do médico inglês Langdon Down que descobriu este Síndrome). Síndrome Down não é uma doença (muito menos contagiosa), é uma anomalia genética, por isso faz parte de mim para toda a vida. É como quando a nossa mãe está a fazer um bolo e ao bater as claras em castelo, cai um pouco de gema, as claras não sobem.
Assim é com a Trissomia 21, na divisão das células quando o óvulo foi fecundado um dos pares de cromossoma em vez de ter 2, agarrou mais 1 e ficou um par de 3 cromossomas = trissomia 21. Significa que cada célula do meu corpo tem 47 cromossomas (é assim que se chama aqueles pequenos pacotinhos que contém toda a nossa informação genética), em vez de 46 cromossomas como vocês. Afinal só tenho 1 cromossoma a mais.
A minha Mãe Diz que eu tenho o Cromossoma da Doçura, da Felicidade e que pessoas com Síndrome Down não são doentes. Não são atrasados. Adoecem como as outras pessoas porque algumas são mais sensiveis que outras.
Felizmente sou saudável, e apesar de ser mais sensível ao frio e ao mau tempo, brinco, e aprendo tal como vocês, além de estar sempre a sorrir. Os meus pais também me ensinaram que devido ao meu Síndrome, eu por vezes, serei um pouco mais lenta em certas coisas mas que vou aprender tudo como todos vós, mas aos poucos no meu tempo, aprenderei a ler, a escrever e a fazer contas. Mas ninguém é igual a ninguém e todos temos o nosso tempo de aprendizagem.
Sabem, existem pessoas que fazem parte da nossa vida Escolar que são anjos na terra eu tenho-me cruzado com alguns, felizmente, pois são pessoas que nos vão acompanhando ao longo da nossa vida com paciência para nos ensinar.
Pessoas com Síndrome Down ou portadores de qualquer outra anomalia genética ou não são Pessoas Especiais como a Minha Mãe diz, não são Deficientes nem Diferentes, sim Especiais. Merecemos todos ser tratados como iguais, com respeito.
Mas o que é que interessa o que cada um de nós tem?
Cada um é como é.
Eu sou uma menina Especial tal como a minha Mãe Diz.
E
O que importa é SER FELIZ !
Assim dou por fim a minha apresentação.
Agora é a vossa vez, talvez me possam contar quando estivermos a brincar ou a almoçar tenho a certeza que vamos descobrir que todos somos diferentes. O mais importante é que todos nós, independentemente de nos chamarmos Yo, Carla, Maria, João ou Manuel ou um outro nome qualquer, nos possamos divertir na nossa escola, darmo-nos bem, aprendermos muito e sermos grandes amigos para a vida.
Se ainda tiverem dúvidas relativamente à minha carta ou em relação a mim, podem sempre falar com a minha Mãe ...
Estou ansiosa para que possamos brincar e vos possa conhecer melhor.
Um Excelente Ano para todos e ***Sejam Felizes como Eu Sou ***

Sem comentários:

Enviar um comentário